sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Medo de perder o poder II

Se os vilões de James Bond tem fortalezas, mansões, e piscinas com belas mulheres, porque eles se preocupam tanto em dominar o mundo?



***




Será que o paradigma dos desenhos é uma defesa do ataque preventivo?



Vejam o He-Man, por exemplo. Não faz nada, deixa o Esqueleto quieto para planejar seus ataques. Se fizesse um ataque preventivo à montanha da serpente, poderia derrotar o Esqueleto de vez.



Entretanto, nossos acadêmicos parecem ter conseguido elucidar parte do intricado mundo político de Etérnia. Como qualquer estudante universitário brasileiro sabe, isso acabaria com o seu propósito, então a resposta deve ser outra. He-man deixa o Esqueleto escapar porque tem medo de perder o poder.



Até que os marketeiros do governo poderiam aplicar o slogan "Eu sou brasileiro e não desisto nunca" a uma propaganda com o Esqueleto.



A propósito, qual a utilidade da identidade secreta? Em geral os heróis querem ter uma vida privada longe pacífica, sem ser alvo de vilões loucos. Mas o He-Man não tem essa opção, porque ele é o príncipe herdeiro, alvo óbvio de bandidos. Qual motivo escuso deve haver para tal artimanha? Talvez a falsidade seja uma característica intrínseca do imperialismo.


Nenhum comentário: