quinta-feira, 23 de setembro de 2004

The force is strong on this one

Finalmente foi lançada a trilogia Guerra na Estrelas em DVD. Claro na primeira semana a criação de George Lucas foi logo para o topo de vendas da Amazon. Finalmente todos podem ter em mãos a trilogia original em toda sua glória, com algumas modificações, é claro.


Vejam que interessante, por exemplo:


STAR WARS – Polêmica “Greedo shoots first”


1977 – Han Solo atira em Greedo, Greedo não atira

1997 SE – Greedo atira primeiro, Han Solo atira de volta

2004 DVD – Han Solo e Greedo atiram ao mesmo tempo


Foi feito um compromisso entre as duas primeiras posturas. Quase um revisionismo cinematográfico. Todo o esplendor está lá, assim como as questões espirituais. Quem quiser pode testar o quanto seu conhecimento nesse campo.


De qualquer modo, falar de Star Wars é sempre uma boa oportunidade para falar do vilão de capa e mascara, o lord negro do Sith.


Darth Vader é um dos personagens mais fantásticos da história do cinema, uma figura mitológica. Ninguém tira onda com Darth Vader, essa é uma das primeiras lições do filme, como demonstra essa cena::


General: "Don't try to frighten us with your sorcerer's ways, Lord Vader. Your sad devotion to that ancient religion has not helped you conjure up the stolen data tapes, or given you clairvoyance enough to find the Rebel's hidden fort…" [FORCE CHOKE]


Vader: "I find your lack of faith disturbing."


Um personagem completo. Retórica, metafísica, ironia, tudo num pacote só. Darth Vader é tão legal que quase faz valer a pena ser um ciborgue amputado mais maquina do que homem.


Existem outros momentos ótimos do pensamento Vaderiano. Como seu discurso motivacional:


"Perhaps I can find new ways to motivate them."


Ou Vader como negociador:


"I'm altering the deal. Pray I don't alter it any further."


Essa última é quase um argumento contra o anarco-capitalismo. Embora, de fato, Star Wars seja claramente libertária. Notem bem, a Republica ia bem até se tornar grande e intervencionista, ao mesmo tempo em que a galáxia cai em conflitos sobre comércio e impostos, como o que ocorreu no primeiro filme. Méritos cinematográficos à parte, o problema ali era a Federação do Comércio tentando impor um bloqueio e eventual conquista de um planeta pacífico. A república torna-se o Império, um regime centralizador totalitário.


Mas Star Wars não é apenas cultura, Star Wars é moda. O Biquíni Dourado de escrava da Princesa Leia está de volta. Do Retorno de Jedi e de Friends direito para seu computador, com direito a fotos de Jennifer Anniston, Carrie Fischer e outras mulheres usando o modelito.



Nenhum comentário: